Manter o seu caro em dias e evitar que ele seja apreendido em uma blitz é muitas vezes, difícil para o brasileiros. Existem alguns impostos que o proprietário de veículo precisa cumprir, e por isso, pode ser que você acabe não conseguindo pagar algum ou perdendo algum prazo.

E qual o procedimento necessário em caso de ser parado com o veículo irregular? Veja essa e outras informações a seguir:

Ficar com alguma irregularidade no Detran é bem mais comum do que você pensa e os motivos mais recorrentes são:

  • IPVA atrasado;
  • Licenciamento atrasado;
  • Multas pendentes;
  • Juros por atraso pendentes.

E a primeira coisa que você fazer é buscar identificar qual o motivo da sua irregularidade, principalmente no caso de apreensão do veículo, uma vez que o aluguel do depósito onde seu carro irá ficar é diário e será sua responsabilidade.

Por isso, estamos sempre lembrando o quanto é importante manter-se em dias com o Detran. Uma outra informação relevante é que o licenciamento 2022 só ficará disponível para o seu veículo, se você também tiver pago o valor do IPVA.

Para quem não sabe, o valor do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma taxa que varia de estado para estado, e também depende do valor original do veículo.

Depois que você já tiver identificado a sua irregularidade, é necessário se dirigir até o Detran para efetuar o pagamento do valor cobrado. Dependendo da situação, você pode conseguir boas condições de desconto pelo pagamento à vista ou parcelar o total.

Depois de ter efetuado o pagamento, você precisará solicitar o alvará de liberação de seu carro apreendido na blitz. Vale ressaltar que é necessário estar com o comprovante de pagamento da dívida e toda a sua documentação, assim como a documentação do carro.

É interessante saber que a entrega do veículo apreendido só será feita diretamente ao proprietário legal do automóvel, ou a um procurador devidamente oficializado.

O recolhimento das despesas pelos dias do aluguel do depósito também devem estar presentes no momento de solicitação da devolução do seu carro ou moto, junto com os documentos exigidos pelo Detran do seu estado.

Como você pôde conferir acima, o processo para recuperar seu veículo apreendido é bem burocrático, por isso,  o melhor é estar atento aos impostos anuais e principalmente, ao licenciamento do seu automóvel, documento que garante que o seu carro ou a sua moto estão aptos para circular.